• Rua Deputado José Afonso, 634 - Santo Antº da Platina, PR
extintor predial

Extintores ABC de 3 ou 5 anos de garantia podem ser usados como extintor predial?

Uma das frequentes dúvidas sobre nossos produtos se refere ao fato de alguns clientes questionarem se podem ou não utilizar os extintores ABC de 3 anos ou de 5 anos de garantia em indústria e comércio (usar extintor automotivo como extintor predial com garantia estendida).

Antes de entrarmos em detalhes é bom salientar que extintores de 3 e 5 anos de garantia é uma obrigatoriedade do CONTRAN – Conselho Nacional do Trânsito, para veículos automotores.

É nas portarias do Contran que são definidos os pesos e os prazos de cada extintor que vai ser usado em caminhões, ônibus, tratores, etc.

E é por essa razão que temos a obrigação de fabricar extintores de 3 e 5 anos para atender a esse público e a essa Resolução do Contran.

Lembrando que para um de nossos nichos de mercado, que são as empresas de inspeção e manutenção de extintores, não é vantagem a garantia estendida de nós fabricantes, ou seja extintor predial ABC com 5 anos de garantia.

Já que para eles a garantia de um ano é mais vantajosa, porque depois de um ano eles já podem garantir um serviço de manutenção em nossos aparelhos.

Ou seja, a garantia estendida não é vantajosa nem para nós como fabricantes que temos que estender nossa responsabilidade sobre o produto que fabricamos, nem vantajoso para um de nossos principais públicos que são as empresas de revenda e recarga de extintores de incêndio.

Nos extintores prediais de garantia de 3 e 5 anos o único que sai de fato ganhando é o consumidor final, que não precisa recarregar anualmente enquanto a garantia do fabricante valer, nem correr o risco de uma empresa de manutenção de má fé fazer uma manutenção ruim e diminuir a capacidade de extinguir do aparelho.

É por essas e outras que obviamente, pela extensão de nossa responsabilidade (fabricante), os extintores prediais de 3 e de 5 anos são um pouco mais caros que um extintor predial de 1 ano de garantia ABC.

Além de termos que garantir a qualidade sempre esperada, temos que garantir também essa qualidade por 3 ou 5 anos depois que saiu de nossa fábrica, o que é um prazo longo se considerarmos que alguns extintores passam por muitas intempéries durante esse período, como por exemplo, extintores usados em máquinas agrícolas.

Retomando nossa pergunta inicial, não há nada que impeça você de comprar um extintor de 3 ou 5 anos de garantia (extintor automotivo ABC), e usar na sua indústria ou comércio normalmente como extintor predial.

Você passará na vistoria do bombeiro da mesma forma, além de contar com a garantia do fabricante, pelo prazo que você escolher.

Lembrando que a garantia do fabricante pelo extintor irá até o final do prazo estipulado pelo mesmo, assim que a garantia do fabricante terminar, você deve procurar uma empresa de inspeção e manutenção de extintor e fazer a primeira manutenção.

A partir dessa primeira manutenção, todo ano você deverá realizar manutenção normalmente, assim como um extintor novo com validade de 1 ano de garantia.

Ou seja, a partir da primeira manutenção realizada pela empresa de manutenção, anualmente, usando ou não, seu aparelho deverá passar por manutenção.

Manutenção que não significa apenas trocar o pó, mais sim revisar e testar seus componentes para que realmente não falhem na hora que você mais precisar.

Se ainda restar-lhe alguma dúvida sobre o extintor automotivo ABC ser usado como extintor predial com garantia estendida, pode entrar em contato com uma de nossas vendedoras no telefone (43) 3534-4340 ou mandar um e-mail para gerentedevendas@fcvextintores.com.br.

Estaremos sempre prontos a atendê-los.

Leia Mais
extintor em seu carro

Extintor: 4 motivos para você continuar usando em seu carro

Toda a indústria de extintor foi surpreendida com a notícia repentina de que não se precisaria utilizar mais extintor nos automóveis. Não só a indústria, mais toda a população ficou atônita com a decisão do CONTRAN – Conselho Nacional de Trânsito.

Quem leva em consideração o valor, sempre acredita que é desnecessário, mais quem conhece a realidade e passou por algum episódio, seja no seu veículo, ou no veículo de outro, de princípio de incêndio, conhece e sabe da importância dos extintores automotivos. (mais…)

Leia Mais
extintor

Com quantos testes se faz um extintor novo?

Olhando parece simples a construção de um extintor de incêndio.

Mas por traz de toda essa simplicidade há uma gama de testes, ensaios e requisitos construtivos e funcionais que devem ser cumpridos pelo fabricante, para que seja entregue ao usuário um aparelho, que na hora da necessidade, cumpra sua função com eficácia e eficiência. (mais…)

Leia Mais
Novo PQS 6Kg ABC

Novo PQS 6Kg ABC

Visando aumentar ainda  mais a eficácia e eficiência de nossos produtos, desenvolvemos um novo PQS 6Kg ABC aumentando sua Capacidade Extintora de 3A:30BC para 4A-40BC, “…isso é salto muito grande de desempenho…”, relata Ricardo Hudson, gerente geral da EXTINPEL. (mais…)

Leia Mais
causas de incêndios

As 4 principais causas de incêndios em escritórios

Incêndio em escritório pode acontecer a qualquer momento, mesmo quando medidas de segurança apropriadas são tomadas, apesar de ser mais provável em um local de trabalho que não se tome nenhuma medida.

Quando um incêndio em um escritório é iniciado, ele tem o potencial de prejudicar pessoas, documentos, equipamentos e instalações, independentemente do tamanho.  (mais…)

Leia Mais
garantia dos extintores da extinpel

Como funciona a garantia dos extintores da EXTINPEL?

Conforme consta na Portaria INMETRO nº 486 de 08 de dezembro de 2010 item 4.19 a garantia é um compromisso assumido pelo fabricante.

A EXTINPEL garante seus extintores contra defeitos de fabricação, referentes a materiais e mão-de-obra a partir da data de validade constante no rótulo do produto. Na vigência da garantia, os defeitos de fabricação serão corrigidos pela EXTINPEL. Em alguns casos, após detectado o defeito, poderá ser trocado por outro da mesma espécie. ENTRETANTO EM TODOS OS CASOS, O LACRE DEVERÁ ESTAR INVULNERADO (INTACTO).

A EXTINPEL não garante produtos após realizado qualquer tipo de manutenção em seus produtos por empresas de manutenção ou outros.

De acordo com o código de Defesa do Consumidor, em casos de defeitos resultantes de modificações, alterações, uso inadequado, exposição a condições severas e/ou atmosferas corrosivas, instalação imprópria, falta de inspeção ou qualquer outro que tenha se dado por culpa do consumidor, ou inspeções e manutenções feitas por terceiro não autorizado pela EXTINPEL, essa garantia não os cobrirá.

A EXTINPEL, não assume e nem autoriza nenhum representante e terceiro a assumir por ela qualquer obrigação ou responsabilidade disposta no rótulo dos seus produtos. A EXTINPEL não é responsável por qualquer perda ou dano do aparelho causado por incidentes ou acidentes do consumidor. A EXTINPEL não assume responsabilidade nos produtos que não estiverem usando peças originais em seus produtos, interrompendo a garantia fornecida.

Leia Mais
indicador de pressão

Pode o ponteiro do indicador de pressão (manômetro) não estar exatamente no meio da sua faixa de operação (faixa verde)?

Quando exposto a temperaturas baixas, a pressão diminui. Quando exposto a temperaturas altas, a pressão aumenta. Isso é normal nos extintores.

Portanto, ao perceber que o ponteiro do indicador de pressão (manômetro) está no limite inferior da faixa verde, não significa que seja um vazamento. Da mesma forma, se o ponteiro do indicador de pressão (manômetro) está no limite superior da faixa verde, não significa que há ocorreu descalibração ou vazamento.

Em ambas as situações recomenda-se manter o extintor em temperatura ambiente (22°C ± 2°C) para checar se a oscilação na indicação de pressão foi ocasionada pela variação de temperatura, antes de solicitar a garantia do produto.

Leia Mais
pó para extinção de incêndio

As empresas de manutenção de extintores podem aproveitar o pó de extinção de incêndio?

Fiz a manutenção do extintor, mais a empresa de manutenção não trocou o pó, isso pode?

Quanto a essa pergunta, se deve ou não aproveitar o pó da EXTINPEL a Portaria do INMETRO nº 412 de 24 de outubro de 2011 em seu Artigo 11 diz o seguinte:

“O agente pó para extinção de incêndio, utilizado na recarga, deve estar registrado no Inmetro, em conformidade com o RAC aprovado pela Portaria Inmetro vigente e deve estar acompanhado do certificado fornecido pelo fabricante/importador. Além disso, a seleção do pó é de responsabilidade da empresa de serviços de inspeção técnica e manutenção de extintor de incêndio registrada, devendo o mesmo apresentar características compatíveis com as especificações técnicas do fabricante/importador do extintor de incêndio, de modo que se mantenha o desempenho original do extintor.” (N.R.)  

Também no item 5.3.6.1 da Portaria INMETRO 005 de 05 de janeiro de 2011 diz que:

“O reaproveitamento do agente extintor deve estar condicionado à observância dos seguintes requisitos:

  1. a) O extintor de incêndio tenha sido originalmente lacrado de fábrica;
  2. b) A última manutenção tenha requerido a abertura do extintor de incêndio e está tenha sido realizada pela mesma empresa que está realizando a sua manutenção;
  3. c) A empresa de manutenção possua certificado, fornecido pelo fabricante/importador do pó para extinção de incêndio a ser reaproveitado;”.

Lembrando que o pó BC FCV 95% e ABC FCV 95% fabricado pela EXTINPEL tem garantia de 5 anos, dentro de sua barrica hermeticamente fechada e livre de umidade.

Leia Mais

Qual é a real diferença entre extintores BC e ABC

Muita gente tem dúvida a repeito de qual desses dois modelos comprar, aqui mostramos qual é a diferença desses dois modelos para você, afim que compre aquele que melhor se aplica ao seu caso.

O extintor de classe BC apaga dois tipos de classes de fogo: B (gasolina, óleos, álcool e diesel); C (ácidos inflamáveis, dispositivos e fiações elétricas). (mais…)

Leia Mais