Muita gente tem dúvida a repeito de qual desses dois modelos comprar, aqui mostramos qual é a diferença desses dois modelos para você, afim que compre aquele que melhor se aplica ao seu caso.

O extintor de classe BC apaga dois tipos de classes de fogo: B (gasolina, óleos, álcool e diesel); C (ácidos inflamáveis, dispositivos e fiações elétricas).

Já o extintor de classe ABC além das classes B e C citadas também apagam a classe A: A (Pneus, plásticos e borrachas em geral).

É importante salientar que comparando um extintor de mesmo peso e características, sendo um BC e outro ABC, a capacidade extintora do ABC é maior.

Exemplificando: O PQS 1Kg. Universal BC tinha a capacidade extintora 1-B, ou seja apagava um recipiente com 12,5L de combustível em 8s. O extintor PQS 0,900Kg. Universal ABC tem a capacidade extintora 1-A:5-B, ou seja pode apagar um engradado de madeira de 30 kilos em chamas, ou um recipiente com 58,5 litros de combustível em 8s.

A eficiência do extintor depende também da maneira como é operado, que é descrita nas instruções dos rótulos de todos os extintores da EXTINPEL.

Obviamente, a aplicação do extintor BC ou ABC depende do tipo de material que consta no lugar onde o extintor vai ser instalado, apesar do extintor BC não apagar a Classe de Fogo A, ele funciona igual ou até melhor (dependendo do caso) para a Classe de Fogo B e C. Fique atento ao tipo de material que está exposto ao risco, peça orientação de um profissional e decida se usará BC ou ABC.

Lembrando sempre que os extintores são recomendados em caso de princípio de incêndio, quando o fogo estiver além da capacidade do extintor é recomendado chamar o Corpo de Bombeiros.